segunda-feira, maio 30, 2011

SIENA






Olá! Hoje acordei me lembrando do dia que passamos em Siena (18/4/2011), como foi legal passar o dia lá. Siena, é uma cidade para passar um dia inteiro, somente.Como nós estávamos em Florença, e Siena fica apenas 34km de lá, pegamos um trem e fomos nos perder em Siena, sim, pois todos os caminhos nos levam a bela e iluminada Piazza del Campo; já que a organização urbana faz confluir várias artérias para a praça. Na Piazza del Campo realiza-se a famosa e emotiva corrida de cavalos chamada Palio di Siena. O Palio é feito duas vezes por ano, a 2 de Julho e 16 de Agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, e cada par representa um dos 17 bairros da cidade, designados contrade. Excepcionalmente, em anos de Jubileu realiza-se um terceiro Palio.
O Palio di Siena é uma corrida de cavalos que ocorre desde o século XVII em honra a Nossa Senhora.Os dezessete bairros (contrades) participam desta corrida, que desfilam pela praça “Piazza del Campo” com trajes tradicionais e bandeiras , mas a corrida em si é feita somente por dez cavalos, cada um de um bairro, de três regiões da cidade que são escolhidos por sorteio. Cada bairro tem suas cores e o hino. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei já tenha caído. O prêmio é um estandarte criado exclusivamente para cada evento, por um artista local ou de fora. Nos dias de corrida os habitantes e os turistas concentram-se no centro da Piazza del Campo para assistir ao evento. As arquibancadas ao redor da praça ficam cobertas de apoiantes organizados que cantam os hinos de cada bairro.

Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, e pode-se encontrar, numerosas estátuas, tal como em Roma, os irmãos sendo amamentados pela loba.

Bem hístórias a parte, nosso passeio foi ótimo! Chegamos cedo, passeamos por toda a cidade e seus pontos turísticos, até a hora do almoço; quando fomos a TRATTORIA PAPEI, muito bem recomendada, acho que pela revista da Le Lis Blanc, não tenho certeza: mas lembro bem que dizia que os garçons eram mal humorados, de fato! Mas quase toda a Itália, é assim, acho que já faz parte da cultura deles, sei lá! O fato é que comemos o que a região oferece. O meu pedido foi um prato típico da Toscana, comi, pasmem um prato de tripa, especialidade sienese; o resto da turma não foi tão ousado como eu, e comeram Pato, e também coelho, pois Siena também tem tradição em animais de caça.






Um comentário: